Memória de Quem Fez Muito Pelo Futebol – Heber Roberto Lopes
Hoje não é um texto comum. Hoje escrevo com o coração. Falo de alguém que o futebol consagrou, mas que a vida me presenteou como amigo, como irmão. Falar de Heber Roberto Lopes é revisitar uma história gigante dentro de campo, mas também uma relação construída fora dele, feita de confiança, lealdade, respeito e verdade, valores cada vez mais raros no futebol.
Formado em Educação Física, Heber começou cedo, muito cedo. Aos 13 anos já estava envolvido com a arbitragem no futebol amador de Londrina, passando também pelo futsal. Ali nascia um árbitro que aprenderia, desde cedo, que o apito pesa, que a pressão machuca, que a solidão acompanha, mas que a dignidade jamais pode ser negociada. Ainda adolescente, na Vila Recreio, iniciava um caminho duro, muitas vezes hostil, que poucos conseguem trilhar até o fim e menos ainda com tanta grandeza.
Pela Federação Paranaense de Futebol construiu sua base, amadureceu, errou, acertou, aprendeu e ganhou projeção nacional. Foram anos de muito trabalho em campeonatos estaduais, clássicos regionais e finais que exigem personalidade, preparo físico e equilíbrio emocional. Em 2002, veio o reconhecimento máximo: a entrada no quadro de árbitros da FIFA, onde permaneceu por 15 anos consecutivos, algo reservado a pouquíssimos brasileiros.
A partir daí, Heber passou a representar o Brasil e a arbitragem nacional nos maiores palcos do futebol mundial. Foram 103 jogos internacionais, atuando em partidas FIFA e Conmebol, com presença constante em Libertadores, Sul-Americanas, Eliminatórias e amistosos internacionais. Apitou 48 jogos de Copa Libertadores, participou de nove torneios internacionais e chegou ao ápice em 2016, quando comandou a final da Copa América entre Chile e Argentina, um dos jogos mais tensos e emblemáticos da história recente da competição, palco destinado apenas a árbitros absolutamente consolidados.
No cenário nacional, os números são históricos. Heber é o árbitro que mais vezes apitou a Série A do Campeonato Brasileiro: 312 jogos, um recorde que dificilmente será superado. Soma ainda 45 partidas de Copa do Brasil, com presença em quatro finais da competição, além de 10 finais nacionais e dezenas de jogos decisivos que marcaram gerações.
Em 2012, tive o prazer, a honra e a responsabilidade de intermediar a vinda do Heber e da sua esposa Ana Paula para Santa Catarina. Não foi apenas uma mudança de federação. Foi uma mudança de vida. De lá pra cá, ele não só passou a fazer parte da história do futebol catarinense, como passou a fazer parte da minha história pessoal. Construímos um relacionamento verdadeiro, no dia a dia, nas conversas francas, nas decisões difíceis, nos momentos bons e ruins. Hoje, chamo o Heber de irmão, e isso não é força de expressão.
Em Santa Catarina, Heber se consolidou de forma definitiva. Tornou-se presença constante nas finais do Campeonato Catarinense, apitando jogos decisivos, clássicos pesados, partidas que exigem pulso firme, leitura fina do jogo e autoridade natural. Pela Federação Catarinense de Futebol foram 99 jogos na Série A e 24 jogos na Série B, sempre com protagonismo nos momentos mais importantes da competição.
Ao longo da carreira, Heber apitou 26 finais estaduais pelo Brasil afora, em estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sempre escalado quando a responsabilidade era máxima e o erro não tinha margem. Isso não acontece por acaso. Acontece quando existe confiança plena no profissional.
Mas os números, por maiores que sejam, não contam tudo. Porque quem conhece a arbitragem sabe: longe dos holofotes existem noites mal dormidas, viagens intermináveis, avaliações constantes, pressão absurda, cobranças públicas e, muitas vezes, ingratidão. Heber viveu tudo isso. Enfrentou agressões, ameaças e situações limite, desde os tempos do futsal paranaense, como o episódio marcante em Arapongas, até o futebol profissional de alto nível. Nunca se escondeu. Nunca fugiu. Nunca terceirizou responsabilidade. Sempre encarou de frente.
Essa postura explica o respeito que sempre teve não apenas de atletas e comissões técnicas, mas também de dirigentes, federações e entidades. E aqui entra uma relação muito especial: a amizade, o respeito e a admiração mútua entre Heber Roberto Lopes e o saudoso presidente Delfim Peixoto. Delfim tinha enorme apreço pelo Heber. Via nele não apenas um grande árbitro, mas um homem correto, leal, de palavra e postura. Delfim valorizava quem entregava trabalho sério ao futebol catarinense, e o Heber sempre entregou. Essa relação foi construída com confiança, diálogo e respeito verdadeiro, algo raro no nosso futebol.
Quando decidiu encerrar a carreira dentro de campo, Heber mostrou, mais uma vez, grandeza. Preparou-se para o fim, entendeu o momento e saiu como poucos conseguem sair: respeitado, inteiro, com a história limpa e a consciência tranquila. Como ele mesmo disse, o recorde veio naturalmente. Nunca foi obsessão. O foco sempre foi o próximo jogo. Sempre foi o futebol.
E o futebol, de alguma forma, nunca saiu dele.
Heber Roberto Lopes participando como árbitro de vídeo (VAR) na partida entre Palmeiras e Ceará. Ali, ele registrava seu 500º jogo em competições organizadas pela CBF. Uma marca gigantesca, construída jogo a jogo, decisão a decisão, desde o século passado. Um símbolo claro de longevidade, competência e respeito.
Heber Roberto Lopes é, sem dúvida, um dos maiores árbitros da história do futebol brasileiro. Mas para mim, ele é mais do que isso. É amigo. É irmão. É alguém que a arbitragem me apresentou e que a vida fez questão de manter por perto. E essa, talvez, seja a maior vitória de todas.
Uma memória viva. Uma história gigante.
Uma memória que o futebol jamais apagará.
